Desenhar com Illustrator não é fácil, mas também não é difícil. A nível pessoal, sempre fui mais adepto de Photoshop, pois era o que se adequava aos projectos em mãos, mas gradualmente tenho vindo a me interessar mais e mais por Illustrator, quer pela necessidade de criar elementos reutilizáveis que não estejam presos pela resolução, mas também pelo aspecto limpo e sofisticado que normalmente os resultados finais têm. Para isso tem também contribuído, em larga escala, muitos e bons trabalhos de ilustração que tenho visto por essa net fora. Mas adiante, que o objectivo de hoje é ensinar-vos a simular fogo no Illustrator.
Espero que tenham gostado. Este artigo foi baseado num tutorial da vector.tutsplus.com apresentado por Iaroslav Lazunov. Caso queiram me contactar, podem sempre fazê-lo através do email brunomgmateus@gmail.com.
- Crie um novo documento. Pode ter o tamanho que quiser, mas o obrigatório para esta ilustração é ser em modo RGB. Pode criar um documento RGB básico, mas convêm activar 300dpi de rasterização.
- Crie um rectângulo com a ferramenta Rectângulo (também pode premir a tecla M) preenchido a preto (RGB: 0, 0, 0) que ocupe completamente a tela de trabalho.
- Convêm termos algo para "arder", o fogo não existe por si só! Para tal, vamos criar uma pequena bola. Com a ferramenta Elipse (tecla L), crie um pequeno círculo na área inferior da tela. Preencha este círculo com um gradiente de cores avermelhadas e escuras, usando a ferramenta Gradiente (tecla G). Eu usei 5 cores. Depois, tranque a camada, para não a alterarmos mais.
- Ok, agora o fogo. Crie uma nova elipse com a tecla L como mostra a imagem. O preenchimento deve ser vermelho, e deve ser 2 a 3 vezes maior que a "bola"criada antes. Reorganize as camadas para que a "bola" fique sobre esta nova elipse, na janela das camadas.
- Seleccione com a tecla A (ferramenta Selecção Directa) o nó do topo da nova elipse, e mova-a para cima como mostra a figura.
- Com a elipse distorcida selecionada, converta o objecto numa malha de gradiente. Para tal, vá ao menu "Objecto" e selecione "Criar malha de gradiente". Utilize os settings que estão na imagem.
- Preencha a elipse com cor preta. Depois, com a ferramenta Selecção Directa (A), selecione os pontos mais centrais da elipse, e escolha uma cor amarela (RGB 255,238,61). Depois, seleccione os pontos ao redor dos centrais, sem nunca seleccionar os pontas da periferia. Pinte com vermelho pouco forte (RGB 223,16,0). Já começa a parecer fogo.
- Agora vamos dar forma ao fogo. Para tal, clique e comece a torcer os nós. Convêm ter cuidado, para não criar formas pouco naturais. Caso seja necessário criar mais nós, pode sempre fazê-lo através da ferramenta Malha (tecla U). Este foi o meu resultado.
- Apesar de interessante, ainda não é fogo. Para isso, temos de criar mais detalhes. Vamos criar uma nova elipse (L) vermelha. Mas desta vez, vamos transforma-la para que apenas as cores mais claras se vejam, mantendo assim o objecto transparente. Para isso, selecionamos o objecto, e na janela "Transparência" selecione o modo "Tela".
- Desta vez vamos distorcer a elipse (com a ferramenta Selecção Directa (A)), em forma de labareda. Depois voltamos a converter a nova elipse em "Objecto">"Criar malha de gradiente", para a podermos colorir da mesma forma que a anterior. Pode esconder temporariamente a "chama" criada antes, a mim deu-me mais jeito. Preencha o objecto todo com preto (RGB 0, 0, 0), volte a escolher os pontos interiores e atribua cores claras (azuis claros, brancos e amarelos). Nos pontos intermédios escolha vermelho escuro.
- Não precisa torcer muito os pontos desta chama, pois vamos inclusive reduzir o impacto visual, aumentando a transparência.Para isso, vamos à janela "Transparência" e reduzimos a opacidade (eu reduzi para 80%).
- Agora vamos fazer algumas labaredas em detalhe. Crie uma forma semelhante ao que está na imagem com a ferramenta Caneta (P), preencha de preto e na janela "Transparência" selecione o modo "Tela".
- Converta em Malha de Gradiente (Menu Objecto > Converter em Malha de Gradiente), e selecione os pontos centrais, atribuindo a cor branco, e amarelo no ponto central mais acima. Nos pontos intermédios, brinque com laranjas, vermelhos e vermelhos escuros, até conseguir uma labareda elegante.
- Mova a labareda sobre a chama principal, até encontrar uma boa localização. Depois, crie outra forma repetindo o mesmo processo. Pode até pegar nas labaredas existentes e duplicar, ajustando a opacidade, e a escala. Eis o meu resultado.
- Já só falta o fumo. Primeiro, trancamos todas as camadas. Depois, criamos um novo rectângulo baixo em altura e muito largo, com fundo preto e novamente com o modo de transparência em "Tela". Converta em "Gradiente de Malha" e use os parametros da imagem.
- Com a Selecção Directa (A), selecione apenas os pontos inferiores (excepto das extremidades) e dê-lhes uma cor de fume cinza escuro (eu usei RGB: 61, 48, 43). Alinhe o rectângulo com o fundo do objecto, como mostra a imagem.
- Com a Selecção Directa (A), selecione todos os pontos à direita do centro. Com a ferramenta Rodar (R), clique no ponto central e depois arraste os pontos como na figura. Continue fazendo este passo selecionando os pontos para a direita, até criar uma linha de fumo que siga as labaredas.
- Prossiga com o mesmo processo, desta vez para os pontos à esquerda do centro. Pode também editar e refinar alguns pontos específicos.
- Pode criar mais alguns traços de fumo, conforme a necessidade.
- Aqui está a minha imagem final. Não é grande coisa, pois também não sou bom ilustrador, mas é uma técnica muito interessante que pode trazer elementos agradáveis a alguns designs.
Espero que tenham gostado. Este artigo foi baseado num tutorial da vector.tutsplus.com apresentado por Iaroslav Lazunov. Caso queiram me contactar, podem sempre fazê-lo através do email brunomgmateus@gmail.com.
Ficou muitooo bom este tutorial. Parabéns!
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