Avançar para o conteúdo principal

Adicionar as "Pastas Recentes" ao Explorador de Ficheiros do Windows 10


Os sistemas operativos comuns de hoje em dia são algo de magnífico, sejam quais forem as suas opiniões. Quer sejam Mac, Windows ou Linux, todos eles orquestram um sem-fim de operações que, de forma elegante e cada vez mais transparente, vão aos poucos agilizando a nossa forma de trabalhar.

Para quem trabalha diariamente com PCs, o cenário mais comum é manter abertas várias aplicações ao mesmo tempo, saltitando entre si para terminar tarefas cada vez mais complexas e de maior dimensão e artifício. No caso do Windows, isto significa utilizar o "Explorador de Ficheiros" como um ponto central de trabalho. Obviamente, quanto melhor for esta ferramenta, mais eficiente será a nossa experiência de trabalho.

No Windows 7, a Microsoft adicionou uma opção fantástica, as "Pastas Recentes" (em inglês "Recent Folders"). Esta opção permite simplesmente acedermos aos últimos ficheiros modificados pelo utilizador, seja qual for a sua pasta.

Apesar de simples, é uma opção poderosa, pois deixa de ser necessário navegarmos até onde o ficheiro foi guardado - ele simplesmente está... ali! Além disso, estava também disponível nas caixas de diálogos de leitura e gravação de ficheiros, o que ajudava a encontrar o local certo de forma rápida e fácil.

Essa opção foi, no entanto, removida no Windows 10 sem ninguém saber muito bem o porquê. Os power-users das versões 7 e 8 do Windows ficaram aborrecidos (e com razão) perante este revez, pois adiciona vários segundos e mais atenção a cada operação.

Mas existe uma maneira de repor esta funcionalidade, e é isso que apresento hoje. A seguinte dica ilustra como reativar o acesso às "Pastas Recentes" no Windows 10.

Adicionar "Pastas Recentes" ao Windows 10

1: Abrir a caixa de diálogo "Executar". Isto pode ser efetuado de várias formas:
    • Utilizando as teclas   + R;
    • Clicando em "Iniciar", escrevendo "Executar" e clicar no programa.
    • Clicando no botão direito do rato em "Iniciar" e escolhendo "Executar" da lista.

2: Copie e cole a seguinte linha na caixa de diálogo, e depois clique "OK" ou prima Enter.
shell:::{22877a6d-37a1-461a-91b0-dbda5aaebc99}


3: O Explorador de Ficheiros irá abrir uma janela nova, intitulada "Pastas Recentes". Pode também ver a mesma está localizada abaixo da Lixeira, na esquerda do ecrã. Clique em "Afixar em Aceso Rápido", ou clique com o botão direito do rato em cima da "Pastas Recentes" e seleccione "Afixar em Acesso Rápido".

4: A partir de agora, as "Pastas Recentes" irão aparecer na secção "Acesso Rápido". Estarão no final, mas pode arrastar para onde as precise.

Use e abuse, pois dá muito jeito. No entanto, também daria jeito ter acesso às Pastas Recentes enquanto salva um ficheiro. É exatamente isso que vamos fazer no processo seguinte.


Ativar as "Pastas Recentes" nas caixas de diálogo de "Salvar / Salvar como" de forma permanente


Atenção: Os próximos passos são para utilizadores avançados, pois irão alterar permissões e parâmetros no Registry do seu sistema. Não conheço mais nenhuma alternativa a estas alterações, e não tive problemas em nenhum dos meus sistemas, mas não me posso responsabilizar por nenhuma situação que surja. Continue apenas se souber o que está a fazer, e por sua conta e risco.


1: Crie um novo "Ponto de Restauro" ("Iniciar", escreva "Criar um ponto de restauro") antes de avançar.

2: Complete todos os passos anteriores de adicionar as "Pastas Recentes" ao computador.

3: Abra o regedit.exe com privilégios de Administrador. A melhor forma é clicar em "Iniciar", escrever "regedit", clicar com o botão direito do rato e escolher "Executar como Administrador".


4: Navegar até ao seguinte registo:
HKEY_CLASSES_ROOT\CLSID\{22877a6d-37a1-461a-91b0-dbda5aaebc99}\ShellFolder

5: Clicar com o botão direito do rato em "ShellFolder" e selecionar "Permissões". Depois, clique em "Avançadas".


6: No topo da nova janela, clique em "Alterar".


7: Escreva "Administradores" ou "Administrador" na caixa de texto, e clique em "Verificar nomes". Escolha o perfil de administrador certo e clique "OK" nas várias caixas até chegar à caixa de "Permissões".


8: Na seção "Nomes de Grupos ou Utilizadores", selecione "Administradores" de forma a ficar azul. Depois clique em "Permitir Controlo total". Clique "OK" para fechar. (Note: se estiver numa rede com domínio, utilize um administrador da máquina local, mas poderá ter de falar com o responsável de T.I.).



9: Depois das permissões dadas, na secção direita do "Editor de Registo", clique duas vezes em "Atributos", e substitua o valor hexadecimal existente (deve ser '20040000') por "70010020". Clique em "OK" para fechar.


10: Agora navegue até
HKEY_CLASSES_ROOT\Wow6432Node\CLSID\{22877a6d-37a1-461a-91b0-dbda5aaebc99}\ShellFolder
e execute os passos anteriores do 5 ao 9 nesta nova localização.

11: Feche o Editor de Registo completamente. A partir de agora, quando gravar ou abrir um documento, poderá utilizar as "Pastas Recentes" no separador "Acesso Rápido".


Como nota final, convém lembrar que quando a Microsoft faz updates de fundo ao sistema operativo, estas alterações ao registry acabam por ser eliminadas. Por essa razão, mantenha esta informação por perto.

Espero que tenha ajudado e boas computações :)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como fazer fogo em Adobe Illustrator CS4

Desenhar com Illustrator não é fácil, mas também não é difícil. A nível pessoal, sempre fui mais adepto de Photoshop, pois era o que se adequava aos projectos em mãos, mas gradualmente tenho vindo a me interessar mais e mais por Illustrator, quer pela necessidade de criar elementos reutilizáveis que não estejam presos pela resolução, mas também pelo aspecto limpo e sofisticado que normalmente os resultados finais têm. Para isso tem também contribuído, em larga escala, muitos e bons trabalhos de ilustração que tenho visto por essa net fora. Mas adiante, que o objectivo de hoje é ensinar-vos a simular fogo no Illustrator. Crie um novo documento. Pode ter o tamanho que quiser, mas o obrigatório para esta ilustração é ser em modo RGB. Pode criar um documento RGB básico, mas convêm activar 300dpi de rasterização. Crie um rectângulo com a ferramenta Rectângulo (também pode premir a tecla M) preenchido a preto (RGB: 0, 0, 0) que ocupe completamente a tela de trabalho. Convêm...

Imagens flexiveis e responsíveis em Drupal

UPDATE: acabei por fazer um tutorial video deste assunto:  O Webdesign já não é o que era O webdesign de hoje em dia (estou escrevendo em 2013) tem necessidades muito diferentes de à alguns anos atrás. Deixámos de desenhar apenas para desktop e, na minha sincera opinião, considero que também já ultrapassámos o patamar de desenhar para o trio iPhones + iPads + Android. Hoje, e tendo em conta a gigantesca oferta de produtos móveis e não-móveis (a internet na tv também está a ganhar ímpeto), desenhar um layout dedicado ou ajustado para cada dispositivo é simplesmente impossível. Sim, hoje um webdesigner responsável deve desenhar para todos os dispositivos, e terá de fazê-lo de forma diferente - pensando no layout como uma equilibrada relação de proporções, com algum controlo mas não totalmente constrangido. Deixar de usar px e passar a usar em 's ou % 's também contribui muito para um design mais eficiente de forma global. Este "estilo" (não sei o term...